A rede social descentralizada e de código aberto Mastodon começou a distribuir a versão 4.5 de seu software, liberando o recurso de Quote Posts (postagens com citação) para todos os administradores de servidores. A novidade chega acompanhada de ferramentas extras para moderação, correções de exibição de conversas e suporte nativo a emojis na interface web.
Controles de segurança para evitar abusos
Inspirado em recursos semelhantes de plataformas como X (antigo Twitter) e Threads, o sistema de citação do Mastodon foi desenvolvido com camadas adicionais de proteção. Cada usuário pode definir quem tem permissão para citá-lo — Qualquer pessoa, Apenas seguidores ou Apenas eu — e ajustar a visibilidade da citação entre opções públicas, restritas a seguidores ou “quiet public”, que torna a publicação visível, mas fora de buscas, tendências e da linha do tempo pública.
As definições podem ser alteradas em cada postagem individualmente. Quando alguém é citado, recebe uma notificação com a possibilidade de retirar o conteúdo original da citação. Também é possível bloquear usuários para impedir futuras menções.
Lançamento gradual e correções
O recurso começou a ser testado em setembro nos grandes servidores mastodon.online e mastodon.social, permitindo que a comunidade se acostumasse antes da liberação geral. A versão 4.5 corrige ainda um problema que fazia usuários de instâncias rodando a versão 4.4 ou anteriores deixarem de ver algumas respostas em conversas.
Novas funções para administradores
Quem administra servidores passa a contar com opções para desativar feeds de conteúdo, definir o feed local como página inicial, bloquear usuários específicos e visualizar mais contexto em denúncias, incluindo prévias de links e postagens com citação. O painel de moderação também foi redesenhado para facilitar a tomada de decisões.

Imagem: Internet
Mastodon no fediverso
Segundo o rastreador FediDB, o fediverso reúne cerca de 12 milhões de contas, das quais mais de 8 milhões estão no Mastodon. O número de usuários ativos mensalmente na plataforma é estimado em 670 mil. Threads, que possui integração parcial com o protocolo ActivityPub, não entra nessa conta e contabiliza mais de 400 milhões de usuários mensais e 150 milhões de ativos diários.
Com informações de TechCrunch







