Lula critica bombardeios dos EUA na Venezuela e prisão de Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou neste sábado, 3 de janeiro de 2026, os ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. Em publicação na rede social X, Lula classificou a ofensiva como uma “linha inaceitável” e alertou para o precedente “extremamente perigoso” à comunidade internacional.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, escreveu o chefe do Executivo brasileiro.

Violação do direito internacional

Lula ressaltou que o uso da força fere o direito internacional e coloca em risco o multilateralismo. “Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”, afirmou.

O presidente lembrou que o Brasil mantém posição contrária a intervenções militares em conflitos recentes e destacou que a ação norte-americana evoca “os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe”, além de ameaçar a condição da região como “zona de paz”.

Resposta da ONU e oferta de diálogo

Lula defendeu reação “vigorosa” da Organização das Nações Unidas (ONU) ao episódio e colocou o Brasil à disposição para incentivar o diálogo e a cooperação. Ele enfatizou que a diplomacia brasileira continuará trabalhando por soluções pacíficas.

Reunião de emergência

Havia expectativa de que o posicionamento oficial do Palácio do Planalto ocorresse apenas após uma reunião de emergência convocada pelo Itamaraty na manhã deste sábado. O encontro reúne ministros e assessores, presencialmente e por videoconferência. Lula, que passa férias no Rio de Janeiro, acompanha as discussões à distância.

Com informações de Valor Investe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email