A IntrCity SmartBus, plataforma indiana de transporte rodoviário de longa distância baseada em tecnologia, arrecadou US$ 30 milhões em uma rodada Série D totalmente composta por ações. O aporte, liderado pelo fundo A91 Partners, avaliou a empresa de Noida em US$ 140 milhões pós-investimento.
Expansão em cidades menores
Com o novo capital, a startup pretende aumentar a cobertura em cidades e vilarejos de menor porte, melhorar a experiência do passageiro, reforçar protocolos de segurança e aprimorar o sistema próprio de gestão de frotas.
Modelo de operação
Diferente de operadoras tradicionais, a IntrCity adota um modelo “asset-light”. A empresa firma parcerias com proprietários locais de ônibus, instala hardware próprio para rastreamento em tempo real e centraliza vendas de passagens e planejamento de rotas em sua plataforma digital. Cada veículo conta com um funcionário treinado — o “capitão” — e, na maioria dos casos, banheiro a bordo. Salas de embarque climatizadas também fazem parte do serviço.
Todos os ônibus são conectados à nuvem e operam com um sistema desenvolvido internamente que monitora itens como câmeras, som e temperatura.
Evolução do negócio
Lançada em 2019 como RailYatri, serviço de venda on-line de passagens de trem, a empresa migrou o foco para o transporte rodoviário. Hoje, a unidade RailYatri representa cerca de 10% do faturamento; o restante vem do SmartBus.
Atualmente, a IntrCity realiza cerca de 600 viagens diárias, transportando entre 20 000 e 25 000 passageiros — quase 700 000 por mês. A rede, que cobre 15 estados, opera em 13 a 14 dos 15 a 16 principais polos econômicos mapeados no país, conectando todo o norte (de Jammu a Uttarakhand) e grande parte do sul (Karnataka, Tamil Nadu e Andhra Pradesh). Aproximadamente 95% das rotas ocorrem à noite, com percursos médios acima de 500 quilômetros.
Imagem: Internet
Resultados financeiros
No último ano fiscal, a receita cresceu 67%, alcançando 5 bilhões de rúpias (cerca de US$ 57 milhões). A projeção para o exercício atual é ultrapassar 7 bilhões de rúpias (aproximadamente US$ 79 milhões). A companhia opera com EBITDA positivo há dois anos e espera chegar à lucratividade plena ainda em 2025.
Mercado em expansão
A demanda por viagens interestaduais na Índia é impulsionada pelo crescimento da malha rodoviária — que aumentou mais de 60% na última década, passando de 56 723 para 90 847 milhas — e pela limitação de capacidade dos trens. Segundo a RedBus, mais de 223 milhões de viagens intermunicipais foram realizadas no ano fiscal de 2025, abrindo espaço para novos entrantes como ZingBus, LeafyBus, FreshBus e a europeia FlixBus.
Mesmo diante da concorrência, os fundadores da IntrCity afirmam focar na execução operacional para transformar o ônibus em opção de viagem preferencial no país.
Com informações de TechCrunch


