Índia ultrapassa França e Brasil e vira principal mercado da BlaBlaCar

A BlaBlaCar projeta transportar cerca de 20 milhões de passageiros na Índia em 2025, volume que coloca o país na liderança global da plataforma de caronas pagas, à frente do Brasil (18 milhões) e da França, seu mercado de origem.

A mudança é marcante para uma empresa que encerrou suas operações locais em 2017 por falta de tração. Mesmo sem equipe ou campanhas de marketing no país desde então, o aplicativo permaneceu ativo e ganhou força a partir de 2022, impulsionado pelo boca a boca, maior acesso à internet móvel, pagamento digital via UPI e crescimento da frota particular indiana.

Uso dispara sem cobrança de taxas

De 4,3 milhões de usuários em 2022, a base indiana deve chegar a 20 milhões em 2025. A média é de 1,1 milhão de usuários ativos por mês, com pico de 1,5 milhão em agosto; cerca de 75% são passageiros e 25% motoristas. Hoje, o país responde por aproximadamente 33% de todos os passageiros de caronas da companhia.

A empresa ainda não monetiza o serviço na Índia. Segundo a BlaBlaCar, apenas em agosto os motoristas cadastrados no país dividiram cerca de 713 milhões de rúpias (US$ 8 milhões). O ganho médio por assento é de 390 rúpias (cerca de US$ 4) para trajetos de 180 km.

Fatores que sustentam o crescimento

Entre os elementos que favorecem o avanço estão:

  • Mais de 700 milhões de usuários de smartphone no país;
  • Sistema de pagamentos UPI, que em setembro processou 19,6 bilhões de transações, somando 24,9 trilhões de rúpias (US$ 284 bilhões);
  • Alta de 5,2% nas vendas de carros em 2024, para 4,73 milhões de unidades;
  • Infraestrutura rodoviária em expansão e oferta limitada de transporte público diante de uma população superior a 1,4 bilhão de habitantes.

Perfil e rotas mais populares

Cerca de 70% dos usuários indianos têm entre 18 e 34 anos, e 95% das interações ocorrem pelo aplicativo móvel. Metade das viagens concentra-se nas 15 rotas intermunicipais mais movimentadas; a outra metade parte de corredores fora do top 150, sinalizando adoção em cidades menores. Entre os trechos de maior demanda estão Pune–Thane, Pune–Nashik (Maharashtra) e Bengaluru–Chittoor (Andhra Pradesh).

Índia ultrapassa França e Brasil e vira principal mercado da BlaBlaCar - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Planos e desafios

A BlaBlaCar pretende reabrir um escritório na Índia e contratar o primeiro funcionário até o fim de 2025 ou início de 2026. Ainda não há previsão para cobrar tarifas. A empresa não considera Uber e Ola concorrentes diretos, classificando suas operações como “centradas na demanda”, enquanto o modelo da BlaBlaCar é “centrado na oferta”.

Entre os obstáculos estão regulamentações estaduais pouco claras sobre caronas, limitações no atendimento ao cliente e cancelamentos de última hora por parte de usuários. A plataforma introduziu verificação de identidade pelo governo indiano — concluída por mais de 70% das viagens — e sistemas de avaliação para reforçar segurança. Também adaptou o aplicativo para sugerir pontos de encontro práticos, já que o país não possui zonas fixas de carona.

Globalmente, a BlaBlaCar calcula atender cerca de 150 milhões de passageiros em 2025, somando caronas e operações de ônibus (estas ainda não disponíveis na Índia). A ascensão indiana reposiciona o país como peça-chave na próxima fase de expansão da companhia.

Com informações de TechCrunch

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