Sistema de IA em escola aborda aluno após confundir pacote de Doritos com arma

Um algoritmo de detecção de armas instalado na Kenwood High School, no condado de Baltimore, Maryland (EUA), identificou erroneamente um pacote de chips Doritos como um possível revólver e levou à abordagem policial de um estudante.

O caso ocorreu em 25 de outubro de 2025. Segundo a emissora local WBAL, o aluno Taki Allen relatou que segurava o pacote com “duas mãos e um dedo estendido” quando o sistema de inteligência artificial acionou um alerta. “Eles mandaram eu me ajoelhar, colocar as mãos nas costas e me algemaram”, afirmou o jovem.

A diretora Katie Smith enviou comunicado aos pais informando que o departamento de segurança da escola revisou o sinal e cancelou o alerta. No entanto, antes de saber da revogação, ela repassou o aviso ao agente de recursos da unidade, que chamou a polícia local.

A Omnilert, responsável pela tecnologia de detecção de armas, declarou à emissora CNN que lamenta o ocorrido e se solidariza com o estudante e a comunidade. Apesar do erro, a empresa afirmou que “o processo funcionou como previsto”.

Sistema de IA em escola aborda aluno após confundir pacote de Doritos com arma - Imagem do artigo original

Imagem: Getty

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email