Um algoritmo de detecção de armas instalado na Kenwood High School, no condado de Baltimore, Maryland (EUA), identificou erroneamente um pacote de chips Doritos como um possível revólver e levou à abordagem policial de um estudante.
O caso ocorreu em 25 de outubro de 2025. Segundo a emissora local WBAL, o aluno Taki Allen relatou que segurava o pacote com “duas mãos e um dedo estendido” quando o sistema de inteligência artificial acionou um alerta. “Eles mandaram eu me ajoelhar, colocar as mãos nas costas e me algemaram”, afirmou o jovem.
A diretora Katie Smith enviou comunicado aos pais informando que o departamento de segurança da escola revisou o sinal e cancelou o alerta. No entanto, antes de saber da revogação, ela repassou o aviso ao agente de recursos da unidade, que chamou a polícia local.
A Omnilert, responsável pela tecnologia de detecção de armas, declarou à emissora CNN que lamenta o ocorrido e se solidariza com o estudante e a comunidade. Apesar do erro, a empresa afirmou que “o processo funcionou como previsto”.
Imagem: Getty
Com informações de TechCrunch


