Hacker da Bitfinex, Ilya Lichtenstein, deixa prisão antes do previsto e credita saída à lei de Trump

Ilya Lichtenstein, condenado por lavagem de dinheiro ligada ao megafurto de criptomoedas da exchange Bitfinex, foi liberado da prisão antes de cumprir toda a pena de cinco anos.

Na noite de quinta-feira (2), o programador publicou na rede social X que o benefício ocorreu graças ao First Step Act, lei de reforma prisional aprovada durante o primeiro mandato de Donald Trump. “Permaneço comprometido em gerar impacto positivo na cibersegurança assim que possível. Aos que me apoiaram, obrigado. Aos que duvidam, pretendo provar o contrário”, escreveu.

Lichtenstein e sua esposa, Heather Morgan, foram presos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em 2022. Na ocasião, as autoridades confiscaram US$ 3,6 bilhões em bitcoins roubados da Bitfinex. O caso ganhou projeção internacional e resultou no documentário da Netflix “Biggest Heist Ever”.

Ainda não há confirmação de participação direta do governo Trump na liberação. Um integrante da atual administração disse à CNBC que Lichtenstein “já cumpriu parte significativa da pena” e agora está em “prisão domiciliar, conforme a legislação e as políticas do Bureau of Prisons”.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email