Nova York, 24 de outubro de 2025 – Um relatório de inflação abaixo das expectativas impulsionou uma forte alta em Wall Street nesta sexta-feira, levando os três principais índices norte-americanos a novos recordes.
O Dow Jones Industrial Average avançou 473 pontos, ou 1,01%, e encerrou o dia em 47.207,12 pontos – primeira vez que o índice fecha acima do patamar de 47 mil.
O S&P 500 ganhou 0,79%, enquanto o Nasdaq Composite, de forte peso tecnológico, subiu 1,15%. O índice de volatilidade VIX, conhecido como “termômetro do medo” de Wall Street, recuou 5%.
Inflação menor alimenta expectativa de corte de juros
O otimismo foi desencadeado pelos números do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de setembro, que mostraram aceleração anual da inflação, porém abaixo do projetado pelos analistas. O resultado fortaleceu apostas de que o Federal Reserve reduzirá a taxa básica na reunião da próxima semana e na de dezembro.
Cortes de juros tendem a baratear crédito e impulsionar gastos, o que costuma favorecer as ações. “Quando o Fed está baixando juros e os lucros das empresas são positivos, os mercados quase não caem”, afirmou Bob Doll, presidente-executivo da Crossmark Global Investments. “Lucros impulsionam as ações, e eles têm sido bastante sólidos.”
Temporada de balanços sustenta ganhos
Os resultados corporativos continuaram a surpreender positivamente. Os papéis da Ford (F) saltaram 12%, melhor desempenho diário desde 2020, após a montadora divulgar um forte lucro no terceiro trimestre.
Imagem: John Towfighi
Na semana, o S&P 500 e o Nasdaq tiveram o melhor desempenho desde o início de agosto; o Dow registrou a melhor semana desde o início de julho. “Com o Fed cortando 0,25 ponto percentual na próxima reunião e os lucros em alta, é difícil imaginar uma interrupção no mercado em alta deste ano”, disse Chris Zaccarelli, diretor-de-investimentos da Northlight Asset Management.
Próximos eventos no radar
Na próxima semana, investidores acompanharão os balanços de Microsoft (MSFT) e Apple (AAPL). As relações comerciais entre Estados Unidos e China também estarão em foco, com a expectativa de encontro entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na Coreia do Sul.
Fim.
Com informações de CNN Business


