A Take-Two Interactive comunicou que Borderlands 4 não alcançou as metas internas de vendas, mesmo registrando o maior lançamento da história da franquia e estreando como o terceiro jogo mais vendido de 2025.
Na teleconferência de resultados que também confirmou o adiamento de Grand Theft Auto 6 para o fim de 2026, o presidente-executivo da Take-Two, Strauss Zelnick, atribuiu o desempenho abaixo do esperado a problemas de otimização na versão para PC.
“A recepção crítica foi excelente e estamos satisfeitos com o lançamento”, afirmou Zelnick ao site The Game Business. “Entretanto, houve desafios no lançamento via Steam. A Gearbox vem trabalhando nessas questões e continuará fazendo isso. As vendas iniciais ficaram um pouco aquém do que gostaríamos, mas acreditamos que o título terá boa performance no longo prazo.”
Reclamações e review bombing
Logo após a chegada ao Steam, parte da comunidade de PC realizou review bombing devido a quedas de desempenho e outros problemas técnicos. O diretor executivo da Gearbox, Randy Pitchford, rebateu publicamente as críticas e, nos dias seguintes, divulgou dicas para melhorar a performance tanto no computador quanto nos consoles.
Queda também no PlayStation
Os dados oficiais de vendas de consoles nos Estados Unidos e Canadá para outubro de 2025 ainda não foram divulgados, mas a lista de jogos mais baixados da PlayStation Store na América do Norte mostra que Borderlands 4 caiu do terceiro para o 14.º lugar em um mês. A versão de PlayStation 5 também apresentou relatos de falhas de otimização.

Imagem: Blair Marnell Novber
Próximos passos
A Gearbox lançará ainda este mês o primeiro pacote de conteúdo pago de Borderlands 4. Nesta semana, o estúdio apresentou uma arma lendária que dispara abelhas. Já a edição para Switch 2 segue sem data e permanece indefinidamente adiada.
Borderlands 4 está disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.
Com informações de GameSpot







