BMW X5 M deve ganhar versão totalmente elétrica em 2028, sem abandonar motor V8

Informações de bastidores indicam que a próxima geração do BMW X5 M, codinome G95, será oferecida também em configuração totalmente elétrica a partir de 2028. Segundo fontes ligadas à marca, a opção a gasolina com motor V8 permanecerá em produção, permitindo que as duas motorizações convivam na mesma plataforma CLAR.

O novo X6, designado internamente como G96, deve seguir o mesmo caminho, com uma variante M sem motor a combustão. Embora documentos internos consultados por um usuário do fórum Bimmer Post não listem versões a gasolina, contatos da publicação revelam que o propulsor V8 seguirá disponível tanto no X5 M quanto no X6 M.

Primeiro M com duas propulsões no mesmo chassi

Com essa estratégia, o X5 tende a ser o primeiro modelo da divisão M a oferecer, simultaneamente, opções elétrica e a combustão sobre a mesma base. O futuro M3 também terá as duas alternativas, mas em plataformas diferentes: CLAR para o seis-cilindros a gasolina (G84) e Neue Klasse para o elétrico (ZA0).

Linha X5 ficará ainda mais diversificada

Além das versões M, a família X5 deverá incluir motores seis-cilindros a gasolina e diesel, pelo menos um híbrido plug-in, variantes totalmente elétricas e até um modelo movido a célula de combustível, o iX5 60H xDrive, previsto para ser o primeiro veículo de produção a hidrogênio da BMW.

Calendário preliminar de produção

De acordo com o cronograma extraoficial, os X5 40 xDrive e 40d xDrive entram na linha de montagem em agosto de 2026. A versão traseira 40, o 50e xDrive, o M60e xDrive e o iX5 60 xDrive começam a ser produzidos em Spartanburg (EUA) em dezembro do mesmo ano.

A partir de abril de 2027, deve chegar o M60 xDrive não eletrificado, seguido posteriormente pelos elétricos iX5 50 xDrive e iX5 M70 xDrive. O modelo a hidrogênio não deve aparecer antes de 2028, ano em que o X5 M elétrico também é aguardado.

X6 elétrico chegará depois

Para o X6 e sua variante elétrica iX6, a produção em série está projetada para abril de 2028. As versões M do utilitário esportivo de perfil cupê só são esperadas por volta de 2030.

Com a coexistência de motores tradicionais e elétricos, a BMW amplia as possibilidades de escolha dentro da linha X5 e prepara terreno para a transição gradual da gama M rumo à eletrificação.

Com informações de BMWBLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email