Munique (Alemanha) – A BMW está avaliando uma nova ferramenta digital que permite a operadores de frotas comprovar o abastecimento com HVO100, diesel renovável produzido a partir de plantas e capaz de reduzir em até 90% as emissões de CO₂ ao longo do ciclo de vida.
Todos os modelos BMW fabricados na Alemanha já podem rodar com HVO100 sem qualquer modificação. Entretanto, a adesão entre grandes frotistas seguia limitada pela falta de um método confiável para atestar que o combustível sustentável era utilizado de forma contínua.
O sistema em teste conecta dados do veículo aos registros de pagamento do operador, registrando cada abastecimento. Dessa forma, a empresa consegue documentar a quantidade exata de HVO100 consumida e transformar estimativas de redução de carbono em resultados mensuráveis.
A tecnologia já equipa uma frota de demonstração da BMW e vem sendo avaliada em operações diárias. A montadora também negocia a adoção do recurso com grandes frotistas na Alemanha e na Itália.
Para frotas comerciais que ainda dependem majoritariamente de motores a diesel — e devem permanecer em operação por vários anos — a possibilidade de comprovar o uso de combustível renovável oferece um caminho imediato para cortar emissões, sem aguardar a troca de veículos ou a expansão de infraestrutura de recarga elétrica.
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De olho em outras alternativas, a BMW planeja introduzir eFuels sintéticos para motores a gasolina a partir de 2028, em linha com a meta de reduzir a pegada ambiental da frota circulante. Paralelamente, a empresa cobra agilidade dos formuladores de políticas na implementação da diretiva europeia de energia renovável (RED III), que estabelece meta de 30% de redução de gases de efeito estufa nos combustíveis.
Com informações de BMW Blog


