BMW Classic exibe raro conversível de quatro portas da Série 3 E36 produzido pela Baur

A BMW Classic mostrou ao público um dos modelos mais incomuns da história da Série 3: o TC4, conversível de quatro portas criado pela encarroçadora alemã Baur na geração E36. Apenas 311 unidades foram construídas.

O TC4 manteve as quatro portas do sedã, mas recebeu dois painéis de tecido no teto. O painel dianteiro pode ser removido para oferecer sensação de condução a céu aberto aos ocupantes da frente, enquanto a parte traseira funciona como uma capota tradicional que se dobra antes da tampa do porta-malas. A configuração preserva os pilares B e inclui um arco central para reforço estrutural e segurança.

Apesar da proposta de conversível, o modelo continua acomodando cinco pessoas, característica incomum em carros com teto retrátil. Na época do lançamento, em 1992, a conversão custava cerca de 7 000 marcos alemães — valor que equivaleria a aproximadamente US$ 16 000 nos dias atuais.

A Baur já tinha experiência com versões sem teto da Série 3: primeiro com o TopCabriolet TC1 na geração E21 e, depois, com o TC2 no E30, mesmo após a BMW passar a oferecer um conversível oficial de fábrica. Além desses trabalhos, a empresa de Stuttgart ganhou reconhecimento por montar o supercarro BMW M1 e produzir o Porsche 959 entre 1986 e 1993. Em 1999, a Baur foi incorporada pela IVM Automotive, braço da sueca Semcon.

A exibição da BMW Classic destaca a raridade do TC4 e relembra um capítulo pouco conhecido da linha Série 3, que misturou características de sedã, landaulet e conversível em um único veículo.

Com informações de BMWBLOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email