A BMW reafirmou sua confiança na tecnologia de célula a combustível e projetou que o hidrogênio terá “papel crucial” no futuro do setor automotivo. A declaração foi feita pelo diretor de Tecnologia da montadora, Joachim Post, em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport.
Segundo Post, a infraestrutura de abastecimento tende a se expandir nos próximos anos, especialmente em regiões como Japão, Coreia do Sul e Califórnia. “Há muita coisa acontecendo nesses mercados”, afirmou o executivo.
Primeiro modelo comercial em 2028
Em desenvolvimento desde a década de 1970, o primeiro veículo de produção em série da BMW movido a hidrogênio será lançado em 2028: o iX5 Hydrogen, identificado internamente como iX5 60H xDrive. Até hoje, todos os protótipos da marca foram limitados a frotas de demonstração.
O utilitário esportivo será montado na mesma linha da fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA), que já produz as versões a combustão do X5. A planta também fabricará o futuro X5 totalmente elétrico, todos baseados na plataforma CLAR, que inclui ainda híbridos plug-in e variações M com motor V8.
Menos dependência de matérias-primas
Para a BMW, o hidrogênio oferece vantagem estratégica ao reduzir a dependência de matérias-primas usadas em grandes baterias, ao mesmo tempo em que contribui para as metas de descarbonização da empresa. “Estamos convencidos de que nossa estratégia de abertura tecnológica é a mais adequada”, disse Post.

Imagem: Internet
Nova geração do X5 antes
A quinta geração do SUV, chamada G65, chega ainda neste ano com opções a gasolina, diesel, híbrida plug-in e 100% elétrica. Cerca de dois anos depois, está prevista a variante com célula a combustível, marcando a estreia comercial da BMW no segmento de hidrogênio.
A montadora alemã segue caminho parecido ao da Toyota, que mantém investimentos no tema apesar das vendas modestas do Mirai. Outras marcas, como Honda e Hyundai, também continuam no desenvolvimento de FCEVs, enquanto Stellantis e General Motors suspenderam projetos nessa área.
Com informações de BMW Blog






