A atual geração do BMW 8 Series já tem data para sair de cena: 2026. Sem qualquer indicação oficial sobre uma sucessora, o cupê de luxo chega ao fim como um dos últimos modelos da fabricante bávara equipados com motor V8 sem qualquer forma de eletrificação.
Desempenho discreto em vendas, mas relevante para a história
Tal como ocorreu com o E31 lançado nos anos 1990, o 8 Series nunca foi um campeão de vendas. Ainda assim, o modelo conquistou admiradores pelo conjunto que inclui design sóbrio, motorizações potentes e a ausência de sistemas híbridos, característica cada vez mais rara na linha BMW.
M8 continua como alternativa ao M5
O M8, derivado de alto desempenho, surgiu como alternativa ao contestado M5 G90. Equipado com um V8 convencional, o modelo pesa menos do que seus irmãos híbridos e mantém dirigibilidade mais direta.
Estilo conservador frente aos novos BMW
Enquanto recentes lançamentos da marca recebem críticas pelo visual ousado, as variantes G14 (cupê), G15 (conversível) e G16 (Gran Coupé) do 8 Series adotam linhas discretas. Até mesmo as versões esportivas F91, F92 e F93 evitam exageros, reforçando a proposta de luxo tradicional.
Interior analógico em tempos de telas
Após um leve facelift em 2022, o 8 Series manteve o sistema iDrive 7 com botões físicos e o clássico knob giratório. Em contraste, os futuros modelos equipados com o iDrive X tendem a abolir controles analógicos, sinalizando o fim de uma era que também afetará o roadster Z4, previsto para sair de linha no próximo ano.
Pressões ambientais levam ao adeus do V8 sem híbrido
Embora a BMW planeje preservar motores de oito cilindros, a exigência de sistemas semi-híbridos de 48 volts – já presentes em X5 M60i e 760i – indica que o próximo passo será a eletrificação completa. A futura proibição, pela União Europeia, da venda de veículos novos com propulsão exclusivamente a combustão a partir de 2035 dificulta a permanência de V8s tradicionais.
Imagem: Internet
Edições especiais Skytop e Speedtop encerram o ciclo
Como despedida, a marca lançou as edições limitadas Skytop (targa) e Speedtop (shooting brake), avaliadas em cerca de 500 mil euros. Apesar do preço restritivo, a dupla reforça o potencial de colecionáveis do 8 Series antes do encerramento da produção.
Com o avanço da plataforma Neue Klasse e a provável adoção total de motores eletrificados, entusiastas apontam o 8 Series – ao lado do Z4 – como o último representante da “velha guarda” da BMW. Se o nome retornar em algum momento na próxima década, dificilmente trará de volta o som característico de um V8 sem assistência elétrica.
Com informações de BMWBlog


