Blue Origin adia segundo lançamento do New Glenn e remarca tentativa para 12 de novembro

A Blue Origin cancelou neste domingo (9) a segunda decolagem do foguete New Glenn, programada para a tarde em Cabo Canaveral, Flórida. A decisão foi motivada por condições meteorológicas desfavoráveis, pequenos problemas em equipamentos da plataforma e a aproximação de um navio de cruzeiro à trajetória de voo.

Em comunicado divulgado à noite, a empresa de Jeff Bezos informou que fará uma nova tentativa na quarta-feira, 12 de novembro. A janela de lançamento será aberta às 14h50 (horário de Brasília) e permanecerá até as 16h17.

A Blue Origin trabalhou com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para garantir a nova data, após a agência publicar restrições a lançamentos espaciais na semana passada em razão da paralisação do governo federal.

Missão crucial para a reutilização

O segundo voo do New Glenn é considerado decisivo para comprovar a reutilização total do veículo. No lançamento inaugural, em janeiro, o foguete alcançou a órbita, mas o primeiro estágio explodiu antes de pousar em uma balsa no Atlântico. Agora, a companhia espera recuperar o propulsor pela primeira vez.

Primeira missão comercial

Além do teste de pouso, esta será a estreia comercial do New Glenn. O foguete levará a sonda ESCAPADE, da NASA, destinada a estudar Marte, e um demonstrador tecnológico da Viasat, ligado a outro projeto da agência espacial norte-americana.

Comprovando a capacidade de colocar cargas em órbita de forma segura e a custos menores — graças à reutilização —, a Blue Origin busca fortalecer sua posição no mercado dominado hoje pela SpaceX.

Vários adiamentos

A empresa pretendia realizar o segundo lançamento ainda neste ano, mas adiou a operação várias vezes. Neste domingo, a janela inicial abriu às 14h45 e se estendia por 90 minutos. Ventos fortes e ajustes em equipamento já haviam provocado atrasos quando, poucos minutos antes da decolagem, um navio de cruzeiro entrou na zona de segurança. Mesmo com a expectativa de liberação da área antes das 16h15, a persistência do mau tempo levou ao cancelamento definitivo da tentativa.

A nova contagem regressiva será reiniciada no dia 12, novamente a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.

Com informações de TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email