A unidade de motores da BMW em Steyr, Áustria, deu mais um passo na transição para a eletrificação e iniciou a produção em pré-série de propulsores elétricos de alta performance. A nova linha opera ao lado da estrutura que, desde o início do ano, fabrica em escala total o motor do iX3 (código NA5).
Segunda linha amplia capacidade e flexibilidade
Segundo o diretor da planta, Klaus von Moltke, a segunda linha “não apenas eleva a capacidade, mas também adiciona maior flexibilidade para variantes de trem de força”. O executivo ressaltou que o nível de diversidade que sempre foi padrão nos motores a combustão agora passa a valer para a eletromobilidade.
A linha foi projetada para atender diferentes grupos propulsores elétricos, inclusive sistemas específicos da divisão M. A estrutura permite que motores convencionais e de alto desempenho sejam montados simultaneamente, etapa considerada fundamental para a entrada da BMW M no segmento de veículos esportivos totalmente elétricos.
Primeiro motor de alta performance já em testes
No fim de outubro, o complexo austríaco concluiu o primeiro motor elétrico de alta performance na nova linha. A empresa informou que a unidade já está em fase de testes de protótipo, com foco em resposta, agilidade e precisão, além da potência bruta.
Destino provável: M3 elétrico com quatro motores
A BMW não revelou para quais modelos o propulsor será destinado, mas o cronograma indica que o M3 elétrico de primeira geração (código ZA0) deve ser o principal beneficiado, seguido por um futuro X3 M elétrico (ZA5). O chefe da BMW M, Frank Van Meel, já declarou que o próximo M3 utilizará quatro motores — um por roda — com vetorização de torque totalmente independente.

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Embora detalhes técnicos ainda não tenham sido divulgados, estimativas do setor apontam para potência combinada entre 800 e 900 hp, abaixo da marca de 1.000 hp. A estratégia da BMW M prioriza equilíbrio e controle em vez de números de arrancada impressionantes.
Investimento bilionário até 2030
Para viabilizar as duas novas linhas, a BMW aplicou mais de 500 milhões de euros em máquinas e equipamentos. Somando projetos de desenvolvimento em eletromobilidade no período de 2022 a 2030, o aporte em Steyr ultrapassa 1 bilhão de euros, transformando a fábrica em um dos principais polos de produção de sistemas de propulsão elétrica do grupo.
Com informações de BMW Blog






