BMW aposta que M3 elétrico superará versão a gasolina

BMW M registrou em 2024 seu 13º ano consecutivo de recorde de vendas, com 206.582 unidades entregues. Entre janeiro e setembro deste ano, as remessas subiram 7,9%, mantendo o ritmo de crescimento da divisão de performance mesmo sem um modelo M totalmente elétrico no catálogo.

Essa lacuna deve ser preenchida em 2027, quando o sedã esportivo M3 de codinome ZA0 chegar ao mercado. O chefe da BMW M, Frank van Meel, afirmou durante o Japan Mobility Show que a versão elétrica “superará” o desempenho do M3 a combustão.

Plataforma dedicada e promessa de alto rendimento

Van Meel explicou que, para lançar um elétrico digno da sigla M, era necessário esperar uma plataforma 100% elétrica de base, além de baterias de alta densidade, motores potentes e uma arquitetura eletrônica capaz de gerenciar todos os componentes.

Segundo o executivo, a coordenação será feita pelo supercomputador “Heart of Joy”, já testado em um protótipo com quatro motores e mais de 1.300 hp. Ainda assim, a primeira configuração do M3 elétrico deve vir com tração traseira e potência próxima a 800 hp, sem motores no eixo dianteiro. Versões futuras podem adotar o esquema de quatro propulsores.

Comparativo com o próximo M3 a combustão

O futuro M3 G84, movido por um seis-cilindros em linha possivelmente mild hybrid, só deve iniciar produção em julho de 2028. Já o elétrico ZA0 tem fabricação prevista para março de 2027, chegando portanto antes e, de acordo com a BMW, com desempenho superior.

Com informações de BMWBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email