Ball x Pit mistura brick-breaker clássico e roguelite em experiência de ação frenética

Desenvolvido pelo designer Kenny Sun, Ball x Pit resgata a mecânica de rebater bolas popularizada por Breakout (1976) e Arkanoid (1986) e a combina com elementos de roguelite e administração de cidade. O resultado é uma aventura em que o jogador desce por um poço sem fim enfrentando ondas de inimigos em partidas rápidas de até 15 minutos.

Jogabilidade

Cada sessão começa com a seleção de um personagem, todos com habilidades próprias. O objetivo é impedir que os inimigos alcancem a parte inferior da arena, disparando bolas que ricocheteiam em paredes e adversários. Assim como nos títulos clássicos, power-ups aparecem durante o confronto, mas agora trazem efeitos variados que lembram Vampire Survivors, como disparos automáticos e evolução acelerada de ataques.

À medida que elimina inimigos, o jogador coleta gemas que enchem uma barra de experiência. A cada nível, recebe três opções de melhoria divididas em dois grupos: novos tipos de bola ou itens passivos. Há apenas quatro espaços para cada categoria, obrigando a decisões estratégicas.

Fusões e evoluções

Durante a partida, é possível fundir bolas para combinar propriedades e liberar vagas para futuras aquisições. Com combinações específicas, duas bolas evoluem para uma versão totalmente nova. O jogo cita, por exemplo, a junção de uma bola de fogo com uma de ferro, resultando na bola-bomba, capaz de causar dano em área depois de um tempo de recarga prolongado.

Essas interações produzem efeitos em cadeia que tornam a tela um espetáculo de explosões e partículas, principalmente nos chefes que assumem formato de “bullet hell”.

Personagens

O elenco amplia a variedade de estratégias. Entre os destaques, o Repentant ganha força conforme a bola quica; o Embedded perfura inimigos apenas na subida; já o Cogitator escolhe aprimoramentos de forma automática, o que pode comprometer a sinergia do conjunto.

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Imagem: Alessandro Barbosa Novber

Progressão e cidade

O avanço depende de completar fases com diferentes personagens, exigência que pode levar a estágios mais difíceis com heróis pouco evoluídos. Entre as partidas, o jogador retorna à superfície para gerir uma pequena cidade em grade, posicionando recursos como trigo, madeira e pedra, além de construções que liberam novos personagens e melhorias definitivas.

Nesse intervalo, cada herói é lançado pelo cenário para coletar insumos em um único movimento, o que incentiva reorganizar o mapa constantemente. Erros de cálculo podem desperdiçar a coleta e atrasar a construção de edifícios necessários para fortalecer o grupo.

Ball x Pit atinge seu auge quando combina personagens, bolas e passivos que limpam a arena em segundos, embora a progressão irregular e as tarefas de gerenciamento interrompam o ritmo em alguns momentos.

Com informações de GameSpot

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