A BMW confirmou que a M3 Touring (código G81) não chegará ao mercado norte-americano. Em entrevista durante o Japan Mobility Show 2025, o chefe da divisão M, Frank van Meel, detalhou os motivos que levaram a marca a priorizar a M5 Touring (G99) para os Estados Unidos.
Segundo o executivo, a empresa precisava escolher qual seria a primeira perua M oficialmente vendida no país. Entre a M3 Touring, equipada com motor de seis cilindros, e a M5 Touring, que traz um V8 de maior cilindrada, prevaleceu a avaliação de que o público norte-americano tende a preferir carros maiores e com motores mais potentes.
“Há apenas uma chance de causar a primeira impressão, então optamos pela alternativa mais segura”, afirmou Van Meel. A decisão também levou em conta que a BMW já havia produzido uma perua M5 anteriormente — a geração E61 com motor V10 —, mas essa variante nunca foi oferecida nos EUA.
Van Meel reconheceu que, em retrospecto, a marca poderia ter sido mais ousada ao autorizar a M3 Touring para o país. Um possível desempenho fraco da perua menor, contudo, poderia minar a aprovação da M5 Touring em seguida. Concorrentes diretos, como Mercedes-AMG C63 Estate e Audi RS4 Avant, também evitam esse nicho no mercado norte-americano.
Imagem: Internet
A procura acima do esperado pelas carrocerias Touring surpreendeu a BMW. Para a nova geração do M5, a previsão inicial era de 70% de produção para o sedã e 30% para a perua ao longo do ciclo de vida. A demanda obrigou a montadora a ajustar o mix para 50% de cada versão.
Com informações de BMWBLOG
												
												
												
												
				

