População russa encolhe e envelhece, e Kremlin recorre a leis restritivas

Moscou – A Rússia enfrenta um declínio demográfico acompanhado de rápido envelhecimento da população e, para tentar reverter a tendência, o governo tem lançado mão de legislações consideradas restritivas.

Registros fotográficos da Associated Press mostram famílias caminhando pela Praça Vermelha, em Moscou, em 4 de agosto de 2024, e visitantes no centro de exposições VDNKh, na mesma cidade, em 13 de fevereiro de 2025. Outras imagens retratam pessoas passando pela Catedral de São Basílio, em 14 de agosto de 2025, e uma mãe com duas crianças diante de cartazes militares em São Petersburgo, em 14 de fevereiro de 2025.

Um gráfico incluído no material da agência compara taxas de natalidade e mortalidade do país desde 1995 com marcos políticos do presidente Vladimir Putin, evidenciando a queda contínua de nascimentos ao longo das últimas décadas.

Além de medidas econômicas, o Kremlin tem testado leis que buscam influenciar decisões familiares, numa tentativa de conter o encolhimento populacional e reduzir o impacto do envelhecimento sobre a força de trabalho e os sistemas de saúde e previdência.

O tema ganhou visibilidade extra em 27 de novembro de 2019, quando Putin visitou, em São Petersburgo, o antigo clube de judô onde treinou na juventude e destacou, na ocasião, a necessidade de “fortalecer a família russa”.

Com informações de Yahoo News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email