São Francisco, EUA – A Valve confirmou o adiamento do Steam Machine, do headset Steam Frame e do Steam Controller devido à escassez global de memória RAM e unidades de armazenamento. A informação foi publicada em comunicado na plataforma Steam.
A empresa informou que pretendia divulgar até agora os preços e as datas de lançamento dos três produtos, mas precisou rever o cronograma. Segundo o texto, “a falta de memória e armazenamento que você provavelmente já ouviu falar” inviabilizou o anúncio.
A Valve reiterou que ainda trabalha para lançar o trio de dispositivos na primeira metade de 2026, conforme previsão citada no início do mês pela CEO da AMD, Dra. Lisa Su. Entretanto, a companhia declarou que não conseguiu “definir preços e datas concretas” que possam ser anunciados com segurança.
Detalhes de hardware e abertura a mods
Para amenizar a espera, a fabricante afirmou que disponibilizará arquivos CAD, especificações e demais informações de faceplates para que fãs e parceiros possam criar suas próprias versões. Também destacou que o SSD NVMe (formatos 2230 ou 2280) e a memória DDR5 SODIMM do Steam Machine serão “acessíveis e atualizáveis”.
Melhorias de desempenho e compatibilidade
Em relação aos jogos mais exigentes, a Valve comentou que trabalha em várias frentes, incluindo técnicas de upscaling, otimizações para ray tracing e avanços no suporte ao HDMI VRR (Variable Refresh Rate).

Imagem: Internet
Sobre o Steam Frame, a companhia declarou que o headset deve acomodar usuários que usam óculos, embora a compatibilidade possa variar conforme a largura das armações. A Valve também explicou que seu sistema de foveated streaming difere do foveated rendering adotado por outros headsets de realidade virtual: por não exigir implementação por parte dos desenvolvedores, a solução pode melhorar o desempenho em um número maior de jogos.
Até o momento, não há nova previsão oficial de preço ou data exata de chegada dos três produtos ao mercado.
Com informações de GameSpot






