Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios, classificou como “estúpido” o projeto da Square Enix de cortar grande parte de sua equipe de controle de qualidade (QA) e transferir 70% dessas atividades para ferramentas de inteligência artificial generativa.
No início desta semana, a Square Enix revelou a intenção de reduzir de forma drástica o quadro de QA e usar IA para testes e correção de bugs, justificando a medida como forma de “estabelecer vantagem competitiva no desenvolvimento de jogos”.
Douse reagiu em uma série de postagens na rede X (antigo Twitter) em 6 de novembro de 2025. “O pessoal de QA é o mais engajado em videogames dentro de qualquer empresa”, escreveu o executivo. “Eles são parte integrante das equipes de comunidade e de publicação. Dão o feedback real, sabem o que é bom e ruim antes do público e são o departamento mais resiliente.”
Na sequência, o diretor afirmou que a substituição em larga escala desses profissionais “é estúpida” porque “as conversas com eles não podem ser trocadas por IA”. Ele também destacou que vagas de QA costumam ser porta de entrada para carreiras em design e outras áreas do setor.
Em nova mensagem publicada em 7 de novembro de 2025, Douse citou que a Square Enix pretende economizar US$ 19,6 milhões por ano com a mudança e questionou a ausência de cortes na alta administração. “Se a situação é tão grave, onde estão as demissões de executivos? Tenho certeza de que os jogos não fracassam por causa de QA ou publicação”, escreveu.

Imagem: Blair Marnell Novber
Relatos apontam que a Square Enix já iniciou um processo de demissões em larga escala. A empresa, porém, não é a única a adotar soluções de IA: a Electronic Arts teria orientado funcionários a tratarem a tecnologia como “parceira de pensamento”, enquanto pesquisa recente indica que mais de 50% das publicadoras japonesas usam IA de alguma forma. Desenvolvedores renomados como Hideo Kojima e Glen Schofield também defendem o uso dessas ferramentas na criação de jogos.
Com informações de GameSpot






