São Francisco (EUA) – 21 de fevereiro de 2026 – A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (21) uma ampla reestruturação na divisão de jogos. Phil Spencer deixa o cargo de CEO da Microsoft Gaming e Sarah Bond sai da presidência do Xbox. A liderança passa a ser exercida por Asha Sharma, ex-executiva da Instacart e da Meta, que vinha atuando como presidente do produto CoreAI na própria Microsoft.
Em memorando interno divulgado pelo site The Verge, Sharma afirmou que a companhia busca “inventar novos modelos de negócio e novas formas de jogar”, destacando que a monetização e a inteligência artificial “evoluirão e influenciarão esse futuro”. Ao mesmo tempo, a executiva garantiu que a Microsoft não pretende “perseguir eficiências de curto prazo” nem “inundar o ecossistema com lixo de IA sem alma”.
Integração de IA sem perder o fator humano
Segundo Sharma, “jogos são e sempre serão arte, criados por humanos e desenvolvidos com a tecnologia mais inovadora fornecida por nós”. A fala reflete experiências recentes da empresa, como um companheiro de jogo gerado por IA e um nível experimental — e cheio de falhas — em Quake II criado por algoritmos.
Três compromissos principais
No comunicado, a nova CEO listou três prioridades:

Imagem: Getty
- Entregar jogos de alta qualidade que conquistem os jogadores;
- Manter o Xbox no centro da estratégia;
- Evitar o excesso de conteúdo produzido unicamente por inteligência artificial.
A chegada de Sharma indica uma aposta maior da Microsoft na aplicação de IA ao setor de games, mas com a ressalva de que a criatividade humana continuará no comando dos projetos.
Com informações de TechCrunch







